Cross-selling: 3 maneiras de usá-lo para vender mais

gestaoderedes_09072018

Quem é empreendedor está sempre preocupado quando as vendas caem, seja na loja virtual ou física. Mas esse é um problema, na maioria das vezes, possível de ser resolvido e a melhor estratégia para reverter essa situação é através do foco no cliente.

Conhecida por estimular o aumento de vendas, a técnica do cross-selling pode ser muito útil para qualquer tipo de segmento que deseja aumentar as suas vendas. Mas afinal de contas, como funciona? O cross-selling consiste em oferecer produtos complementares aquele que o seu cliente comprou ou está disposto a comprar. Na prática, é como se quando seu cliente fosse no seu restaurante comprar um sanduíche, você oferecesse batatas como um adicional. A probabilidade dele comprar só o sanduíche é muito pequena perto do que foi oferecido por um preço bacana; as batatas. Entende como isso afeta a decisão do seu cliente?

O interessante dessa técnica de vendas é que o seu sucesso depende basicamente das vantagens que você oferece aos seus clientes, ou seja, depende de você. Agora você deve estar se perguntando como fazer isso, certo? Simples! Com apenas 3 passos, é possível aplicar a técnica do cross-selling no seu negócio sem muito esforço e zero dor de cabeça.

 

Mostrando para o seu cliente que você se importa com ele

Quando você mostra que a sua empresa se importa com o seu cliente, a probabilidade dele comprar o produto complementar é enorme. Seja na loja virtual ou na loja física, evite frases como “você pode gostar disso” e tente algo como “com certeza você vai gostar disso”. Se você tiver um restaurante, por exemplo, tenha no caixa algumas trufas e outras opções de sobremesa. Assim, quando seu cliente for pagar a conta, você não perde a oportunidade em oferecer um docinho para fechar com chave de ouro o almoço.

 

Oferecendo uma experiência completa

Quando seu cliente compra um item que é vendido separado, mas que pode ser vendido como conjunto; o esforço em vendas é mínimo quando o cross-selling é feito. Pense numa compra de espartilho no sexshop. Claro que a sua cliente pode comprar só o espartilho, mas há outros itens que podem ser vendidos como complementos, formando um conjunto: a cinta-liga e a meia-calça. Opa, olha aí uma oportunidade de colocar em prática a técnica do cross-selling!

 

Não seja agressivo na venda

Claro que você quer e precisa vender mais, mas a técnica do cross-selling é baseada numa venda que já está fechada. Então, a melhor maneira de não prejudicar a sua compra ou a sua marca é sendo comedido. Como? Oferecendo uma única vez e se for do interesse do seu cliente e ele se sentir confortável, a compra complementar também será fechada.

 

Conheça melhor o nosso trabalho nas redes sociais: www.gestaoderedesociais.com

 

Assine nossa newsletter:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>