EdgeRank: saiba como usar o algoritmo do Facebook a seu favor

gestão_26072018_edgerank

Você já ouviu falar em EdgeRank? Pode ser que até agora não tenha ouvido ou lido nada a respeito, mas o EdgeRank está muito presente no seu feed de notícias do Facebook. Isso porque ele é o algoritmo responsável por filtrar as publicações e mostrar o que é mais relevante para você e para todos os outros usuários.

Agora você deve estar se perguntando como ele faz isso, certo? O EdgeRank se baseia em três elementos para filtrar as publicações: afinidade, relevância e tempo. Se por um lado ele faz muitas pessoas felizes – filtrando apenas o que é relevante para elas – por outro, o algoritmo pode ser um grande desafio para empresas que têm uma página comercial no Facebook.

Por que o filtro de afinidade? Não é difícil reparar que publicações de determinados perfis aparecem muito mais do que outras. Isso nada mais é do que o resultado entre a interação dessas pessoas, ou seja, de quem posta e quem visualiza, curte, compartilha, enfim, interage com a publicação, além de visitar o perfil em questão.

Lembra da relevância? De acordo com as interações, o EdgeRank vai analisando e filtrando o que é mais relevante de ser visualizado para cada usuário. Mas não é só isso, não. Através de alguns testes, algumas publicações (como fotos e vídeos) podem ser mais relevantes do que outras, como os famosos “textões” do Facebook.

O terceiro filtro não é nenhuma surpresa, ao contrário do que diz a música nós não “temos o nosso próprio tempo”. Por isso mesmo é que as publicações mais recentes são prioridade no feed de notícias do Facebook e, portanto, são exibidas sempre à frente das publicações mais antigas.

Essa notícia caiu como uma bomba? Calma, ainda dá tempo de correr atrás e desarmá-la! A Maxisite explica como melhorar os resultados do EdgeRank!

Vimos que um dos filtros, o de relevância, dá prioridade às imagens e vídeos. Logo, por que não investir em publicações na sua página usando o algoritmo a seu favor? Aposte em imagens de cores chamativas, apele para vídeos curiosos, invista no marketing de conteúdo! Tudo isso aumenta a probabilidade de interesse das pessoas e, consequentemente, a probabilidade de cliques e interações.

Outra dica é investir em quizz, despertando no outro a vontade de participar e interagir com as perguntas. Fato é que as pessoas adoram dar sua opinião, ainda mais nas redes sociais. Usar isso a favor do seu negócio é uma decisão extremamente inteligente!
Usar os recursos que o Facebook oferece é acreditar que você está fazendo a sua parte para ajudar na visualização da sua página e na interação com as suas publicações. Por isso, use e abuse dos recursos existentes. Um exemplo de recurso no Facebook que pode ajudar (e muito) é o “Promova”, através dele você pode expandir o alcance da página. Além disso, com as métricas oferecidas pela rede social você tem a faca e o queijo nas mãos. A partir dos insights é possível ter acesso ao número de visualizações de cada publicação, quantos cliques ela teve e muitas outras informações super pertinentes para saber o que está funcionando ou não na sua rede social.

Ferramentas e modos de usar o EdgeRank a seu favor não faltam! Não podemos esquecer também de experimentar coisas novas, lembra do Growth Hacking? – leia também Growth Hacking: como implementar no seu negócio – Testar experimentos e encontrar formas de fazer as coisas acontecerem é preciso! “Navegar é preciso!”

Curtiu esse post? Nós também! Conheça a Gestão de Redes e aumente suas possibilidades de sucesso nas redes sociais: www.maxisite.net

 

Assine nossa newsletter:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>