Técnicas para reter clientes nas redes sociais

gestao_05072018_FACEBOOK-ou-blog

Você já parou para pensar que a forma como você vende na loja física é diferente da forma como você vende nas redes sociais? Pois é, na loja física é comum o vendedor abordar os clientes e demonstrar as funcionalidades de determinado produto ou as vantagens da contratação de determinado serviço, mas vender online exige outras técnicas mais apuradas e específicas.

Para vender nas redes sociais é fundamental construir uma identidade para a marca, assim como ressaltar e valorizar a importância do relacionamento com o cliente. Como? Além de postar conteúdos do interesse do seu público, mostrar o quanto ele é importante para o seu negócio: responder os comentários, mensagens, críticas e sugestões é mais eficiente no processo não só de conquista, mas também de retenção do cliente, do que você pode imaginar. Afinal, toda empresa quer novos clientes mas difícil uma que não tenha problema em mantê-los, não é mesmo? É mais ou menos uma situação bem chata de quando você liga para uma operadora de celular para cancelar o serviço e eles rapidamente revertem a situação, oferecendo diversas vantagens e condições inimagináveis de facilidade e custo-benefício que antes não haviam oferecido. Esse é um exemplo claro de técnica utilizada para não perder um cliente por telefone. Mas e nas redes sociais?

A retenção nas redes sociais é um relacionamento entre empresa e cliente baseado na confiança e, como qualquer relacionamento, exige dedicação. Oferecer ao seu cliente uma experiência ao invés de um atendimento como qualquer outro já é um diferencial. Atendimento ou experiência: entenda a diferença para o seu cliente.

Outro aspecto que merece a atenção do empreendedor é pensar no significado de reter clientes. O que é reter seus clientes para a sua empresa? Mantê-los pagando uma assinatura mensal para ter acesso ao que você oferece por um preço bacana ou comprar uma vez na sua loja virtual e depois sumir? Certamente que a primeira opção atende bem ao significado de reter clientes. Isso porque, independente da quantia, é mais viável ter um cliente consumindo seu produto e/ou serviço mensalmente do que por uma única vez. Pois bem, se reter clientes é mantê-los fiéis… precisamos saber fazer isso da maneira correta. Já pensou em um cartão fidelidade?

Com um programa de fidelidade você pode criar as promoções que quiser no seu estabelecimento e conquistar cada vez mais clientes. Afinal, quem é que não gosta de ganhar uma promoção? Ah, e se você estiver pensando naqueles cartões com carimbo, pode esquecer! Permita-se ir além! O cartão fidelidade impresso é coisa do passado, nada prático, seu cliente sempre acaba perdendo da carteira ou da bolsa, molhando, entre outras infelicidades. Diferente dessa opção, você pode escolher disponibilizar um cartão fidelidade digital. Isso mesmo, um cartão que estará disponível no celular dele e através do qual você aplica as estrelas referentes às promoções diretamente na sua área administrativa, sem precisar pegar no aparelho do seu cliente.

Uma excelente vantagem é poder divulgar o seu cartão através das redes sociais e manter os seus clientes informados dessa novidade que vai fazer a diferença para eles e, sem dúvida alguma, para o seu negócio! Parece uma realidade muito distante pra você? Vale a pena experimentar o cartão fidelidade digital  e tirar suas próprias conclusões!

Gostou dessas dicas? Inscreva-se na nossa newsletter no canto superior direito e não perca nenhuma novidade do Blog Gestão de Redes Sociais!

Fique à vontade para conhecer um pouco mais do nosso trabalho: www.gestaoderedessociais.com

Assine nossa newsletter:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>